Coaching

4 benefícios do coaching para sua carreira profissional

Escrito por 28 de novembro de 2017 Sem comentários

Para obter sucesso em um mercado de trabalho tão competitivo, é importante buscar alternativas que ajudem no direcionamento profissional e no aperfeiçoamento de habilidades. Afinal, não basta saber aonde você quer chegar: entender como também é importante.

O coaching de carreira é um dos métodos mais eficazes para que esses objetivos sejam alcançados e é um auxílio muito procurado atualmente. Portanto, se você pretende aperfeiçoar ainda mais seu talento e conquistar um lugar ao sol, é hora de conhecer os benefícios do coaching para sua carreira profissional. Vamos lá?

1. Contribui para a identificação de objetivos e metas

Para descobrir qual caminho seguir em sua carreira profissional, o indivíduo precisa ter objetivos e metas bem estabelecidos. Assim, é possível se organizar melhor para enfrentar essas etapas, inclusive no âmbito pessoal e financeiro.

Dentre os benefícios do coaching, este é provavelmente o mais importante. É através dessa definição que se torna possível descobrir motivações, talentos e caminhos para efetivar escolhas e apostar neles sem ter medo de errar.

2. Identifica forças e fraquezas na carreira profissional

Com as metas estipuladas, é preciso avaliar quais serão os obstáculos a serem enfrentados para conclui-las com sucesso. Sozinhos, na empolgação por uma mudança ou novo direcionamento de carreira profissional, é quase impossível perceber quais são nossas forças e fraquezas para vencer as dificuldades.

Portanto, este é mais um dos benefícios do coaching: ver claramente o que interfere e ajuda em nossa jornada, e saber quais são nossas características mais expressivas, para que recebam mais atenção e sejam bem desenvolvidas.

3. Permite a elaboração de um plano de ação

Depois que todas as percepções pessoais e profissionais são recolhidas, o coaching permite que um plano de ação seja elaborado. Isso quer dizer que os objetivos receberão prazos e que terão recursos necessários especificados para sua realização.

Na maioria dos casos, essa é um dos benefícios do coaching que surte maior efeito para o profissional, pois confirma que seus desejos estão finalmente ao seu alcance. Por isso, vale lembrar de que o indivíduo deve ter total comprometimento durante esta parte.

4. Desenvolve habilidades e competências

Quando um profissional trabalha há muito tempo na mesma função e não recebe estímulos da empresa, acaba deixando habilidades e competências adormecidas. Com o coaching, é possível redescobri-las e desenvolvê-las, de modo a até mesmo enriquecer o currículo.

O olhar externo do coach, que é o profissional responsável pela orientação, é capaz de guiar o indivíduo para o autoconhecimento e fazer com que ele reconheça o quanto é capaz e o quanto pode ir mais além. E isso é fundamental para quem busca novos rumos na carreira profissional. Neste ponto, contar com a ajuda de um consultor de carreira também pode fazer a diferença.

É importante ressaltar que os benefícios do coaching contribuem também para que o profissional administre melhor suas emoções e aprenda a lidar com conquistas e fracassos. Sendo assim, é importante que as sessões sejam feitas até o fim, sem interrupções, de acordo com o que o coach determinar.

Gostou dessas informações? Se sim, compartilhe este artigo nas redes sociais e inspire outras pessoas a buscarem sua realização profissional com o auxílio do coaching.