Dicas

5 dicas para manter uma boa rede de network

Escrito por 26 de outubro de 2017 Sem comentários

Ter um currículo bem montado e cartas de apresentação bem escritas pode não ser suficiente para que seu nome circule bem no meio profissional. É imprescindível criar uma boa rede de network para que isso aconteça.

Para crescer profissionalmente, deve-se estar bem entrosado com diversas pessoas e inserido na realidade do setor no qual você exerce seu trabalho. Assim, seu nome pode se tornar uma referência, e suas competências serão mais bem reconhecidas.

Manter seus contatos próximos e interessados no que você faz não é tarefa fácil. Contudo, as 5 dicas deste artigo podem ajudar bastante nessa tarefa:

1. Valorize a qualidade e não a quantidade

Nada de acessar as redes sociais e adicionar qualquer pessoa. Muito menos forçar a entrega de seu currículo ou cartão de visitas nas mãos de todo mundo que estiver presente em um evento ou reunião.

Mais importante do que a quantidade é o perfil das pessoas que você vai incluir na sua rede de network. É preciso que seus interesses caminhem juntos, para que surja uma identificação que gere novos assuntos e oportunidades.

2. Reforce sua rede de network sempre que possível

Sempre que surgir uma ocasião de levar seu contato virtual para a vivência pessoal, aproveite. Ao encontrar conhecidos em eventos ou mesmo na rua, faça questão de cumprimentá-los. Se tiver abertura, converse educadamente.

Caso ainda não tenha muita intimidade com determinada pessoa ou nunca a tenha encontrado pessoalmente antes, se apresente de forma gentil a fim de não gerar nenhum incômodo. Esses pequenos detalhes farão com que a sua imagem fique gravada na mente de seus contatos, de maneira associada a lembranças agradáveis.

3. Cultive seu interesse e troque informações

Nunca fale demais e nem escute de menos. Para que a rede de network se mantenha forte, o ideal é que haja um equilíbrio entre suas ações com o contato. Portanto, sempre se dedique a construir uma conversa aprazível e interessante, onde ideias sejam trocadas e conhecimentos sejam compartilhados.

É importante se manter atento para as possíveis demonstrações de desinteresse também. Às vezes, você pode estar dedicando atenção a uma pessoa que não pretende desenvolver laços duradouros de relacionamento, e acaba perdendo oportunidades mais produtivas.

4. Seja sempre bem informado

Saber o que se passa em sua área de interesse é fundamental para cativar seus contatos. Em geral, as pessoas procuram se relacionar com quem tem algo a dizer e que entende bastante sobre o que fala a respeito.

Domine assuntos atuais e vá atrás de novidades, para permanecer sempre atualizado. Procure grupos, fóruns e eventos que proporcionem essas informações, pois também serão ambientes propícios para aumentar sua rede de network.

5. Cuide bem de seus contatos

O contato foi estabelecido com sucesso, e você colheu bons frutos dessa relação. Porém, ele não para por aí. Demonstre gratidão e respeito, sempre que possível, mesmo que haja algum distanciamento transitório entre os envolvidos.

Dessa forma, sempre que precisar recorrer ao contato novamente, o processo se desenvolverá de forma natural e sem constrangimentos ou obrigações implícitas. A rede, então, se manterá saudável e imperecível.

E então, você já colocou alguma dessas orientações em prática? Qual delas funcionou melhor para você? Deixe um comentário abaixo e conte-nos também se você tem alguma outra dica útil que possa ajudar a manter bons relacionamentos.