Entrevista de Emprego

5 erros para evitar em uma entrevista de emprego

Escrito por 27 de setembro de 2017 Sem comentários

Na hora de fazer uma entrevista de emprego, diversas questões são avaliadas, além da sua qualificação e de suas experiências. O seu comportamento importa, da mesma forma que a maneira como se comunica é relevante.

Mesmo assim, muitos profissionais ainda falham em alguns pontos nesse momento crucial, o que leva à perda de ótimas oportunidades.

Para evitar que isso aconteça, a melhor decisão é conhecer quais são os erros que precisam ser evitados a todo custo nos processos seletivos. Entre os mais importantes, estão:

1. Chegar atrasado para a entrevista de emprego

Qualquer empregador, mesmo aqueles em que a vaga tem horário flexível, deseja que seus colaboradores sejam comprometidos e responsáveis. Ao chegar atrasado ao encontro, essa ideia é extinta automaticamente.

Como tudo é marcado com certa antecedência, atrasar-se é quase como dizer que não se importou o bastante para se planejar e chegar na hora.

A única exceção é se tiver acontecido algum imprevisto realmente grave, como um bloqueio das vias de acesso ou algum acidente pessoal que levou à perda de tempo.

2. Não pesquisar previamente a empresa ou a vaga

Preparar-se para uma entrevista de emprego não significa, apenas, planejar quais serão suas respostas para as prováveis perguntas que surgirão. Essa etapa também deve incluir a preocupação em saber quem é o negócio e o que ele procura de seus colaboradores.

Ao não conhecer quais são os produtos e processos de uma empresa ou ao não entender corretamente as atribuições de uma vaga, você soará despreparado.

Além de tudo, é uma forma de demonstrar desinteresse no processo seletivo, contando pontos contra a sua atuação.

3. Mentir sobre qualificações, experiências ou comportamento

Como, normalmente, o recrutador faz algumas questões cruciais sobre experiência, proficiência em idiomas ou perfil de comportamento, muitos candidatos mentem nesses momentos.

É o caso de quem diz que está disposto a viajar a trabalho, mesmo não se dando bem com a tarefa, somente para conseguir a vaga. Ou o candidato dá informações imprecisas ou dúbias na tentativa de enganar o recrutador.

Trata-se de um grande erro porque, na maioria dos casos, as mentiras são descobertas rapidamente — um teste oral de inglês, por exemplo, já demonstra a falta de conhecimento.

Além disso, conferências após essa etapa e mesmo depois da contratação podem apontar as desonestidades, comprometendo sua credibilidade.

4. Não saber se comunicar corretamente

Uma das questões mais importantes de qualquer entrevista de emprego é a comunicação. Mesmo com um currículo impecável, se não souber conversar e não tiver desenvoltura, provavelmente não conseguirá se posicionar como a melhor contratação.

Dentro desse erro, estão falhas comuns como falar com gírias ou de modo informal, desviar o rumo da conversa para o âmbito pessoal e até se focar demais nos pontos errados, como o dinheiro.

Além de tudo, falar em excesso ou falar muito pouco também fazem com que você não seja bem visto.

5. Deixar de questionar o empregador

Por mais que a avaliação seja a respeito do candidato, é esperado e desejado que ele faça perguntas para quem o entrevista. Isso demonstra interesse no processo, proatividade e capacidade de manter a comunicação fluida.

Ao apenas responder ao que é perguntado, você passa a ideia de ser meramente reativo, o que não é desejado. Além de tudo, perde a oportunidade de compreender se a vaga é adequada às suas expectativas e de explorar pontos a seu favor.

Ao reconhecer e evitar esses erros em uma entrevista de emprego, você ficará muito mais próximo de conseguir a vaga tão desejada. Assim, fique atento ao seu comportamento e elimine-os por completo para não correr riscos.