Dicas

Autoconhecimento é fundamental para impulsionar a carreira

Escrito por 14 de novembro de 2017 Sem comentários

autoconhecimento é uma tarefa muito importante que envolve a honestidade de uma pessoa consigo. Trata-se de um exercício de autoanálise, em busca de características, padrões de comportamento e interesses.

Além de ser benéfico no cotidiano, em geral, é algo especialmente importante para a carreira. Aplicado de um jeito estratégico, ele garante que os resultados fiquem melhores, levando a novas oportunidades.

Para entender como isso acontece, confira a importância desse elemento na vida de qualquer profissional.

O autoconhecimento permite identificar forças e fraquezas

Quando alguém investe em se conhecer, ele encontrará respostas para várias perguntas. Nesse processo, poderá entender, por exemplo, quais são as suas maiores qualidades, habilidades e interesses.

Ao mesmo tempo, é viável reconhecer as falhas, as características defeituosas e o que ainda precisa ser trabalhado. Assim, há como potencializar os pontos positivos e trabalhar para equilibrar o que está deficiente.

Eventualmente, você entra em um processo de melhoria contínua, tornando-se cada vez mais capacitado e preparado, enquanto profissional.

O entendimento sobre si ajuda na definição dos caminhos da carreira

Outra questão é que o autoconhecimento é de grande valia para escolher um direcionamento de carreira. Basicamente, sem se conhecer é fácil definir que subir na empresa ou que se manter estável é o real desejo.

Contudo, é somente ao mergulhar nos próprios interesses, capacidades e dificuldades que dá para compreender quais são os melhores caminhos para seguir. Trata-se, portanto, de um aproveitamento do máximo de potencial, inclusive quanto à recolocação profissional.

Isso ajuda a traçar objetivos, metas e estratégias, favorecendo o desenvolvimento da carreira. Além de tudo, é um jeito de identificar oportunidades que, nem sempre, são enxergadas por todas as pessoas.

A inteligência emocional também fica muito favorecida

Quem se conhece muito bem consegue perceber qual é o seu real valor e o que deve valorizar. Isso não apenas gera uma atuação mais confiante em todos os sentidos, mas aumenta a inteligência emocional.

Em ambientes de trabalho, nos quais o capital humano é cada vez mais importante, esse é um aspecto indispensável. É graças à inteligência emocional que é possível se relacionar de um jeito melhor, assim como liderar e motivar as pessoas.

Com a ampliação dessa característica, as oportunidades também ficam maiores e mais nítidas, gerando desenvolvimento nesse sentido.

O destaque no mercado se torna um caminho natural

Combinados, todos esses efeitos contribuem para o crescimento pessoal e profissional. Graças ao autoconhecimento, você se torna uma pessoa ciente das próprias habilidades e capaz de comandá-las de um jeito diferenciado.

O exercício natural da liderança surge da mesma forma que a habilidade de relacionamentos. Com resultados melhores, há um desempenho destacável, que não passa despercebido pelo mercado, em geral.

Assim, trata-se de uma ação que contribui para ampliar a diferenciação e para o desenvolvimento de carreira, otimizando o posicionamento.

autoconhecimento permite que o profissional reconheça seu lado positivo e melhore o que ainda pode ser otimizado. Isso leva ao destaque e ao desempenho, favorecendo o crescimento na carreira.

Nos comentários, aproveite e compartilhe suas experiências sobre esse hábito de autoavaliação e participe.