Dicas

Como apresentar sua experiência profissional no seu currículo da melhor forma

Escrito por 11 de julho de 2018 Sem comentários

Para você que está em busca de um novo emprego, Claudio Riccioppo de Moraes (www.claudioriccioppo.com) um dos mais renomados consultores de RH e apoio a recolocação profissional na atualidade, da dicas valiosas para ter um currículo gerador de entrevistas

A seção de experiência de trabalho de seu currículo é onde você mostra seu histórico profissional. Ele deve ser preciso, destacar suas conquistas e incluir pontos relevantes que provam que você é a pessoa certa para o trabalho.

Mas isso pode ser difícil de aperfeiçoar. Afinal, o que o gerente de contratação realmente quer nesta seção? Não tenha medo; separamos sete dicas para escrever a seção de experiência profissional do seu currículo da melhor forma possível.

1. Desenhe paralelos
Liste seus trabalhos anteriores em ordem cronológica com o emprego mais recente aparecendo primeiro. Se houver alguns paralelos entre a sua empresa antiga e a nova que você está solicitando, vale a pena fornecer informações sobre suas semelhanças. Isso pode mostrar ao gerente de contratação que você tem as habilidades para o trabalho e é importante que sua empresa atual.

2. Seja factual
Todos os aspectos do seu currículo, incluindo suas datas de emprego, devem ser factualmente corretos. Se você tem uma lacuna no emprego e está preocupado com a forma como isso pode acontecer, você sempre pode inserir datas como mês a mês ou até mesmo ano a ano, em vez de datas específicas.
Para trabalhos que foram há muitos anos, ou se você teve vários trabalhos em um período relativamente curto, é possível agrupar esses trabalhos, por exemplo, “2001-2003 trabalhou em funções temporárias no setor de varejo”.

3. Prove que você tem o que eles querem
Pesquise os detalhes do trabalho e as especificações pessoais para o tipo de trabalho desejado. Em seguida, em cada um dos trabalhos em sua seção de experiência, use os marcadores para ilustrar que você tem exatamente as habilidades e o conhecimento que eles buscam.

Lembre-se de ser específico. Se eles querem experiência em vendas, especifique quantos clientes você lida, os tipos de responsabilidades que você teve e dê um exemplo para mostrar suas habilidades. Por exemplo:

“Eu tenho experiência em uma função de vendas exigente, onde fui obrigado a cumprir as metas mensais dos clientes. Eu lidei com clientes X diariamente fazendo uma quantidade X de vendas em um período de X meses, excedendo minha meta em X%. Esse papel me ensinou como lidar com um ambiente ocupado e dinâmico. Aprendi a me adaptar às diferentes necessidades dos clientes para atingir minhas metas mensais.”

4. Contagem de trabalho voluntário
Quando você tem uma experiência de trabalho limitada ou está procurando mudar completamente de carreira, outra experiência fora do emprego remunerado pode mostrar suas capacidades. Isso pode incluir colocações de trabalho não remuneradas, atividades comunitárias, como trabalhar com uma instituição de caridade ou ser um representante estudantil do seu curso.
Os empregadores responderão positivamente à leitura de quaisquer atividades extracurriculares nas quais você esteja envolvido, especialmente se demonstrarem energia e espírito de comunidade, porque esses são exatamente o tipo de comportamento que desejam em seus funcionários.

5. Realce suas conquistas
Muitos caçadores de emprego escrevem seus currículos como uma descrição de trabalho. Eles listam fielmente os deveres que desempenharam e suas responsabilidades. No entanto, eles não mostram o impacto positivo de seu trabalho em equipe ou contribuição para a organização como um todo. Certifique-se de não cometer esse erro usando declarações de conquista. Por exemplo:

Desde que assumiu a função de controle de crédito, mais de 95% das dívidas antigas foram recuperadas, algumas das quais vencidas há mais de dois anos.
Treinei 50 funcionários no Excel, o que aumentou a capacidade dos funcionários e sua eficiência de tempo na produção de relatórios. </li>
Desenvolveu uma nova política que reduziu significativamente os riscos para a saúde pública, obrigando as organizações a treinar e induzir a equipe adequadamente.

Os exemplos mostram como você pode expandir suas habilidades e mostrar como você entregou resultados significativos para a organização, seus clientes e a sociedade em geral.

6. Use uma linguagem positiva
Escolha suas palavras com cuidado para refletir que você é um funcionário de alto desempenho e que pode fazer tudo. Use palavras de ação positivas, para mostrar o calibre e o ritmo com que você está trabalhando. Nunca inclua críticas implícitas sobre trabalhos anteriores. Se você se referir a desafios difíceis, explique como você ajudou a superá-los ou omiti-los completamente.

Concentre-se em seus pontos fortes
Se você estiver procurando por um trabalho que seja diferente da sua experiência de trabalho anterior, em vez de usar o título ‘histórico de carreira’ e listar seus trabalhos cronologicamente, tente usar ‘habilidades-chave e experiência’. Isso lhe dará a flexibilidade de chamar a atenção para as experiências profissionais mais relevantes que você já teve.
Você ainda precisará incluir um histórico de emprego curto com datas, mas isso pode ser relegado à segunda página. O objetivo é convencer o recrutador de que você é um ótimo candidato ainda na primeira página. Essa abordagem também funciona bem para pessoas que têm lacunas visíveis em seu histórico de empregos.