Coaching

Conheça alguns tipos de consultoria de recolocação profissional

Escrito por 17 de outubro de 2017 Sem comentários

Em um cenário de crise como o em que vivemos, o profissional que está fora do mercado de trabalho lida diretamente com a frustração e com o medo de não conseguir um novo trabalho. Isso acaba atrapalhando suas novas tentativas, fazendo com que perca boas oportunidades.

Ainda que essa situação seja mais comum do que se imagina, é possível se afastar dela através da consultoria de recolocação profissional. Existem tipos diferentes de assessoria para os mais variados perfis, e todas elas apresentam excelentes resultados.

Se você está familiarizado com esse relato e quer buscar a ajuda adequada para seu contexto, é hora de conhecer melhor essas consultorias e saber como e quando recorrer a elas. Confira!

Consultoria de recolocação profissional

Este tipo de consultoria oferece a orientação necessária a fim de que o profissional retorne ao mercado de trabalho. Aqui não existe nenhum tipo de ligação ou interferência da empresa — o trabalhador é o único responsável por procurar o serviço e arcar com suas despesas.

Dentro do direcionamento das consultas, estão incluídos desde guias para a reformulação de um novo currículo e de cartas de apresentação até a preparação para entrevistas e adequação de imagem.

Dessa forma, o profissional se repagina totalmente e mostra mais segurança ao procurar um novo emprego, trazendo consigo mais chances de conseguir um cargo desejado e alcançar os seus objetivos de realização no trabalho.

Outplacement

Quando um funcionário é demitido ou está prestes a perder o seu lugar, muitas empresas se comprometem socialmente a ajudá-lo na procura por um novo emprego ou posto de trabalho. Essarecolocação profissional é denominada outplacement.

Ainda que as circunstâncias do momento entre a organização e o trabalhador sejam um tanto quanto desconfortáveis, investir nessa consultoria pode ser uma forma de amenizar a situação e trazer benefícios para as duas partes.

No outplacement, além dos serviços tradicionais de postura, nova imagem e da atualização de currículo, são oferecidos programas de coaching e aconselhamento de carreira. Em alguns casos, o profissional é encaminhado a algumas vagas que se encaixem em seu perfil.

Headhunter

O termo headhunter se refere ao consultor que usa algumas técnicas para buscar e selecionar os talentos profissionais. As empresas contratam esse serviço quando precisam de um perfil específico, com características peculiares difíceis de serem encontradas.

Como tem um extenso networking, é viável que tenha em mãos os contatos de profissionais adequados para preencherem diversas vagas ou cargos. Por isso, é válido que os candidatos já tenham feito anteriormente uma consultoria de recolocação profissional.

Assim, eles terão maiores chances de serem apresentados a um headhunter e estarão aptos para serem realocados por esse consultor em uma nova oportunidade. Uma variável desta categoria de consultoria é o job hunter, consultor contratado pelo profissional que necessita de recolocação para encontrar vagas que se encaixem em seu novo perfil.

Coaching

Nesta metodologia, o profissional será orientado pelo coach a modificar seus pensamentos e atitudes, de modo a conseguir um novo emprego. Ele trabalha com ferramentas e métodos especiais para que se construa um plano de ação que atinja essa meta.

A técnica de coaching é utilizada também para solucionar questões pessoais, que podem até mesmo interferir na carreira profissional. É uma ajuda psicológica, que procura moldar todas as áreas da vida.

Quais desses tipos de recolocação profissional você já conhecia? Já participou de algum deles? Conte sua experiência nos comentários abaixo e incentive outras pessoas a buscar esse auxílio.