Coaching

O que é coaching e como ele pode ajudar na recolocação profissional

Escrito por 12 de junho de 2017 Sem comentários

Se você perdeu o emprego recentemente ou decidiu abandonar sua função por motivos pessoais, tenha calma. Mesmo que o cenário atual de nosso país inclua índices de desemprego e economia desacelerada, a recolocação profissional pode ser conquistada. E, para isso, a melhor ferramenta é o coaching.

Este é um processo eficiente, cujo maior objetivo é planejar e traçar estratégias para que você alcance seus objetivos com sucesso. A metodologia proporciona técnicas variadas a fim de desenvolver capacidades e habilidades, tanto no âmbito emocional e comportamental, quanto no que diz respeito a fatores voltados para a carreira.

Quer saber mais sobre o assunto e saber como é possível se reposicionar no mercado? Então acompanhe este artigo e tire suas dúvidas!

O que é coaching?

O processo de coaching visa destrinchar a performance de um indivíduo. Com a orientação de um profissional habilitado conhecido como coach, o cliente, chamado de coachee, consegue descobrir quais são seus pontos fortes e fazer com que eles alcancem novos e melhores resultados de desempenho.

Em geral, são agendadas sessões semanais de atendimento, que duram cerca de uma hora. Cada coachee tem uma exigência particular, portanto, é dever do coach escolher as melhores estratégias e métodos que se adequem às necessidades de seu cliente.

Inicialmente, é estabelecida uma rotina de perguntas e respostas que estimulam a reflexão do coachee, para que ele identifique as principais questões a serem resolvidas para que ele atinja sua meta. O coach, então, coloca técnicas específicas em prática e procura impulsionar, através de técnicas específicas, os fatores de atenção demonstrados por seu cliente.

A meta escolhida pelo coachee deve ser alcançável, e o coach, por sua vez, deve comprometer-se com ela para que ambos caminhem juntos por todo o caminho. É preciso comprometimento das duas partes para que as atividades propostas sejam realizadas, garantindo a eficácia do plano de ação traçado.

Qual é o seu papel na recolocação profissional?

Quem deseja um novo lugar no mercado de trabalho precisa de assessoria e apoio consistentes, que ofereçam um direcionamento preciso na busca pelo caminho certo. Geralmente, a busca por recolocação profissional por motivos de demissão, insatisfação, falta de visibilidade profissional ou vontade de encarar desafios diferentes.

Por isso, o coaching empresarial é de grande auxílio. Por meio dele, será possível definir as prioridades para o futuro profissional, atualizar o currículo, investir em cursos e workshops de capacitação, aumentar a rede de network e ainda aperfeiçoar a desenvoltura para próximas entrevistas.

Para tanto, é preciso foco e determinação: a orientação profissional obtida no coaching não é fator determinante para assegurar a recolocação. Sendo assim, esteja aberto a sugestões, abrace o processo e lembre-se de que ele não ajudará apenas a encontrar o trabalho ideal, mas também a crescer como ser humano.

Como saber a hora certa de procurar o coaching?

Não é preciso estar desempregado. A iniciativa de fazer coaching pode ser tomada a qualquer momento. Se você se sente incomodado no trabalho, ou mesmo na vida pessoal, e não consegue identificar os motivos disto, o processo pode ser o pontapé inicial para conseguir um direcionamento mais urgente.

Entretanto, tenha em mente que você precisa estar com alguns objetivos em mente para contar ao coach. Ele não pode adivinhar pelo que você está passando somente pelas perguntas de rotina e, quanto melhor ele puder conhecê-lo, mais facilmente conseguirá mostrar alternativas e soluções.

E você, já fez alguma sessão de coaching? Tem vontade de investir nesse processo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua opinião!