CoachingDicas

O que é outplacement profissional?

Escrito por 10 de outubro de 2017 Sem comentários

O mercado de trabalho não tem se tornado apenas mais competitivo, como também possui questões cada vez mais específicas. Antes de demitir um colaborador, por exemplo, uma empresa precisa se preocupar com uma série de fatores.

Na hora de buscar uma recolocação, o funcionário também tem que se atentar para estar mais preparado e conseguir vencer a concorrência. Nesse cenário, surge o que é conhecido como outplacement profissional.

Indispensável para quem busca efeitos otimizados, deve ser usado corretamente. Por isso, veja do que isso se trata e entenda melhor como tudo acontece.

Afinal, o que é outplacement profissional?

O outplacement baseia-se na recolocação profissional de um indivíduo no mercado de trabalho. Ele inclui processos que vão desde o planejamento de desligamento até o encontro de uma nova vaga para o funcionário.

Em geral, é uma etapa realizada por uma empresa terceirizada, a qual é contratada por um empreendimento ou pelo próprio colaborador.

Trata-se, portanto, de uma área do RH voltada para que as pessoas consigam ocupar novas — e, possivelmente, melhores — vagas no mercado, de maneira eficiente e tão rápida quanto possível.

Como o processo é feito?

Basicamente, o outplacement profissional se divide em duas categorias. A primeira é o planejamento, em que a empresa e o colaborador definem qual é o melhor momento para o desligamento, assim como todas as suas características.

Avalia-se, por exemplo, quais são os valores devidos com a demissão, como acontecerá a transição e tudo o que precisa ser observado para que o processo ocorra sem prejuízos para nenhuma das partes.

Já a recolocação é a parte mais importante e que tem como objetivo conquistar uma nova posição no mercado. Ela é executada por meio de conselhos e de orientação, assim como pela prospecção de vagas e a escolha das melhores estratégias para entrevistas.

Não há garantias quanto à recolocação, mas, certamente, alguém que tem essa ajuda sai à frente dos demais.

Quais são os benefícios?

As vantagens do outplacement profissional são variadas e para ambos os lados. A empresa que contrata esse serviço consegue realizar uma transição de desligamento muito facilitada, além de diminuir as chances de sofrer com ações trabalhistas.

Para completar, ela ganha uma reputação otimizada em relação à capacidade empregatícia. Ou seja, trata-se de um empreendimento que passa a ser visto como um empregador melhor, o que ajuda na atração e retenção de talentos.

Para o profissional, esses benefícios são ainda mais intensos. Esse processo diminui, por exemplo, o tempo necessário para conseguir um novo posto de trabalho.

Também contribui para o encontro de vagas alinhadas ao perfil, assim como para a conquista de resultados muito melhores quanto a salários, benefícios e posição hierárquica.

Por que escolher uma boa empresa?

Ainda que pareça simples, o outplacement possui caminhos que precisam ser seguidos de uma forma específica. Se a equipe não for competente, por exemplo, a recolocação se torna muito menos provável.

Portanto, é indispensável escolher um bom negócio desse ramo. Ela garantirá que tudo aconteça da maneira mais fácil e tranquila, além de com o melhor potencial para trazer as consequências esperadas.

Ao final, essa escolha adequada trará maior segurança na etapa, permitindo que todos fiquem satisfeitos com o processo.

outplacement profissional está ligado à recolocação no trabalho e, até mesmo, ao desligamento. Em geral, ele é executado por uma empresa terceirizada e é fundamental que ela seja de qualidade para que os efeitos sejam verdadeiramente positivos.

Restou alguma dúvida sobre o tema? Sinta-se livre para comentar e participar do debate!