Coaching

Você sabe o que é um coaching de entrevista?

Escrito por 19 de setembro de 2017 Sem comentários

Se sair bem na seleção de uma vaga é um desafio para muitas pessoas. Ainda que tenha qualificação e capacitação, é preciso enfrentar a concorrência, que pode estar mais preparada do que você. Mas e se for possível obter uma análise aprofundada e que pode te levar ao sucesso?

Pois é exatamente isso que o coaching de entrevista de emprego proporciona. Utilizando conhecimentos que nem sempre são explorados pelos candidatos, é um jeito de garantir que você esteja em sua melhor forma para participar da seletiva, aumentando as chances de conseguir a vaga tão desejada.

Porém, esse ainda é um conceito relativamente recente, então explorá-lo é fundamental para aproveitá-lo ao máximo. Para saber tudo, continue lendo e descubra!

O que é o coaching de entrevista de emprego?

Embora cada processo seletivo seja único e tenha características específicas, algumas questões se repetem. Há um padrão esperado na postura do profissional e há pontos que, em geral, são bem-vistos em praticamente todos os casos. É baseando-se nisso que o coaching de entrevista de carreira funciona.

Trata-se de uma preparação para o processo seletivo, em que são abordadas as questões mais determinantes para alcançar o sucesso perante o entrevistador.

Ela reúne um conjunto de orientações, como a procura de informações sobre o negócio e a pesquisa da vaga e das necessidades específicas de cada empregador.

Também trata de como se comportar, qual postura adotar e quais elementos da comunicação não verbal pesarão para a escolha de quem será contratado. Assim, o candidato recebe um direcionamento preciso do que fazer para se destacar e obter o êxito.

Por que esse coaching é tão importante?

Todas essas características já indicam por que essa tarefa de preparação é tão relevante: ela é responsável por ampliar as chances de sucesso.

Ao passar por um processo de treinamento do tipo, é mais fácil demonstrar suas qualidades e aptidões, além de apresentar firmeza e tranquilidade, enquanto a maioria das outras pessoas trata o momento com tensão.

Com isso, você será visto como uma pessoa bem preparada para ocupar aquela vaga, atingindo seus objetivos.

Indo além, o coaching também serve para te orientar sobre quais são seus interesses de carreira e quais vagas fazem sentido para esses planos. Para completar, auxilia a negociação salarial e de condições, levando a efeitos muito melhores.

Como usar esse recurso a seu favor?

Sendo assim tão importante, é fundamental saber como utilizar o coaching de entrevista. Para tanto, é indispensável contar com profissionais realmente preparados para te ajudar.

Por isso, busque uma empresa que ofereça esse serviço e que seja reconhecida no mercado. A ideia é ter acesso a dicas diferenciadas e que, de fato, farão a diferença para os seus objetivos.

Além disso, é fundamental utilizar os conhecimentos de maneira personalizada para cada processo seletivo. A ideia é interiorizar as informações de preparação e saber aplicar cada uma conforme a necessidade.

Dessa forma, há como construir um perfil muito mais preparado para encarar as perguntas difíceis e dinâmicas das melhores oportunidades de emprego.

Com o coaching de entrevista, é possível se preparar para fazer uma apresentação impecável e diferenciada aos recrutadores. Graças a isso, você ficará muito mais próximo de conseguir a vaga desejada.

Restou alguma dúvida sobre o tema? O que achou dessa possibilidade? Conte nos comentários e participe!